$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Quero ver quando você começar a estudar equações!

COMPARTILHE:

A frase que trago no título dessa postagem é muito comum ser dita por pais aos seus filhos (5º e 6º ano). Algumas vezes é uma brincadeira. Mas, na maioria das vezes é o início do pré-conceito com a Matemática.

A frase que trago no título dessa postagem é muito comum ser dita por pais aos seus filhos (5º e 6º ano). E o que tem a ver equações?

Isso é fácil! Espera chegar no 7º ano e você começar a estudar equações de primeiro grau! Aí o bicho pega!

Algumas vezes é uma brincadeira. Mas, na maioria das vezes é o início do pré-conceito com a Matemática a partir desse ponto.

Se uma criança cresce sendo influenciada pelos pais e familiares de que a Matemática é um bicho de 7 cabeças e vai piorando a cada ano que passa, a tendência é que ela se torne mais uma da turma do odeio Matemática. É aceitável culpar o sistema de ensino atual, mas não a Matemática em si.

Mas Edigley, isso não é verdade?! O estudo da Matemática não avança em cada série/turma? Correto! No entanto, avançar não significa sempre aumentar o nível de dificuldade.

Quero ver quando você começar a estudar equações!

A matéria preferida é a Matemática

Se você reparar bem, as crianças quando começam sua vida escolar (até o 5º ano do Ensino Fundamental 1), a matéria preferida é a Matemática. Por que será? A resposta mais óbvia é que elas estão brincando de aprender Matemática. Conceitos básicos são aprendidos desde cedo através de ligações simples ao seu dia a dia, com jogos e tarefas divertidas.

Infelizmente com o passar dos anos, elas passam a não gostar de Matemática. O motivo? Muitas das vezes as aulas são chatas, pois não há a descontração que havia antes. Tudo vira cálculo com números e letras. Aquela contextualização de antes, os jogos concretos ligados aos conteúdos matemáticos, a troca de informações, tudo isso ficou perdido.

E o lúdico no Fundamental 2? Morreu? Não! Vou escrever sobre isso em outra postagem.

Mesmo assim, acredito que a Matemática tradicional ainda funciona.

Pais, parem de "fazer medo" aos seus filhos! A Matemática não poder ser usada como castigo (se bem que conheci um garoto que o seu castigo era ficar sem estudar Matemática em casa durante uma semana).

Em vez disso colabore em casa para a aprendizagem do seu filho. Alertar o seu filho como o "medo de Matemática" não é o melhor caminho para um bom desenvolvimento.

Bato nessa tecla pois já vi e ainda vejo casos desse tipo. A pressão por passar de ano, a pressão por nota alta, a pressão por ser o primeiro da turma e a pressão por estudar um conteúdo matemático que ainda não é a hora, só torna o aprendizado insatisfatório. E a consequência no final de tudo já sabemos.

Só existe uma forma de cobrar do seu filho sem pressioná-lo e alertá-lo de forma pessimista: influenciá-lo e ensiná-lo sobre a consciência que um verdadeiro estudante deve ter, é claro, respeitando sempre as suas particularidades.

A matéria mais odiada é a Matemática

E o que fazer quando o ensino de Matemática (como é cobrado) no país se resume a letras, números e símbolos? Aí lá vem a minha frase mais repetida aqui no blog: dê a sua contribuição. Se a sua aula é tradicional ou não, deve dar o seu melhor.

Matemática deveria ser ensinada, assim como acontece com a Física (na maioria das vezes), ou seja, em um laboratório de experimentos, onde fosse possível mostrar como a Matemática é aplicada e útil em nossas vidas. Por exemplo, um aluno não poderia tornar-se um adulto sem saber o que é uma linguagem binária e o que isso muda em sua vida cotidiana, rodeada de tecnologia.

Claro que isso não depende apenas do querer de um professor, mas de toda esfera educacional. A formação destes jovens deveria ser voltada para as necessidades da nossa sociedade e não somente em passar no ENEM/Vestibulares.


Equação não é difícil! Difícil é a forma errada que é ensinada por alguns professores

Imagine só a sua primeira aula sobre equações do 1º grau com uma incógnita (termo desconhecido) e o professor começa explicando a equação $2x-4=0$ assim:

Isola $2x$  e passa $-4$ para o outro lado da igualdade. Como ele é negativo passa para o outro lado positivo. Agora isole $x$ mais uma vez, como $2$ está multiplicando $x$, passa dividindo o $+4$. Pronto! Entendeu?

Imagine então resolver a equação $\cfrac{2p-4}{3}+\cfrac{p+3}{2}=6$ dessa forma! 😟

Se você entendeu essa explicação, parabéns! Não sei como conseguiu entender. Talvez você não tenha tantas dificuldades para “resolver” equações do 1º grau. Porém, será que essa é aforma correta de ensinar a resolução de equações do 1º grau pela primeira vez para um aluno do 7º ano do Ensino Fundamental 2?

Mais sobre esse assunto, visite: www.equacaofacil.com.br.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 4
  1. Eu sou formada em matematica mais nunca fui um genio na matematica mais ela me ajuda muito na minha vida no meu dia adia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cícera!

      Eu posso dizer o mesmo sobre isso.

      Abraço!

      Excluir
  2. Prof. Edigley. De Fato, minha infância foi assim, era muito maçante aprender matematica! E por falar nisso, estou com um problema a resolver o sr. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tabajara! Tudo bem?

      Imagino como foi ser difícil. Sobre sua dúvida infelizmente não posso ajudar. Como pode ver só agora pude responder seu comentário.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Quero ver quando você começar a estudar equações!
Quero ver quando você começar a estudar equações!
A frase que trago no título dessa postagem é muito comum ser dita por pais aos seus filhos (5º e 6º ano). Algumas vezes é uma brincadeira. Mas, na maioria das vezes é o início do pré-conceito com a Matemática.
https://3.bp.blogspot.com/-Q3g8pVdIKBw/WmugVll9QmI/AAAAAAAA5J8/d--39TtWm4M0aA6ZDY8wa6j2Cfr1QaJqACLcBGAs/s1600/quero-ver-quando-voce-comecar-estudar-equacoes.png
https://3.bp.blogspot.com/-Q3g8pVdIKBw/WmugVll9QmI/AAAAAAAA5J8/d--39TtWm4M0aA6ZDY8wa6j2Cfr1QaJqACLcBGAs/s72-c/quero-ver-quando-voce-comecar-estudar-equacoes.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/01/quero-ver-quando-voce-comecar-estudar-equacoes.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/01/quero-ver-quando-voce-comecar-estudar-equacoes.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar