$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Seria incrível se a história do matemático Georg Cantor fosse contada no cinema

COMPARTILHE:

O cinema já retratou a história de alguns matemáticos. Independentemente da fidelidade da história, mesmo assim são filmes de encher os olhos de lágrimas e risos. Georg Cantor poderia ter sua história contada no cinema.

Depois de O homem que viu o infinito, filme que contou a história do matemático indiano Srinivasa Ramanujan, bem que algum roteirista poderia se interessar em contar a história do homem que compreendeu o infinito - Georg Cantor.

O cinema já retratou a história de alguns matemáticos. Independentemente da fidelidade da história, mesmo assim são filmes de encher os olhos de lágrimas e risos. Como Uma mente brilhante (2001) que ganhou Oscar de melhor filme, em 2002, sobre o matemático John Nash, infelizmente falecido em 2015. Ou O jogo da Imitação (2014), sobre o genial matemático inglês Alan Turing, lógico, mago da encriptação e cientista computacional responsável pela equipe que trabalhava com os códigos alemães pelos aliados na II Guerra Mundial.

Sem falar de A teoria de Tudo (2014), sobre Stephen Hawking (1942-2018), que era um Físico teórico, mas com certeza tinha uma alma matemática genial.

Provar, com uma só equação, que o tempo teve seu início (...) Uma única equação, simples e elegante para explicar tudo. [Stephen Hawking no filme A Teoria de Tudo]

Ontem tive acesso à Revista Atualiza, que trata sobre ENEM e vestibulares, trazendo sempre ótimos textos sobre diversos assuntos, incluindo a Matemática. Na edição de fevereiro de 2018, trouxe um ótimo texto escrito por Sílvia Lakatos, sobre o matemático Georg Cantor.

Realmente sua história merecia ser contada em um filme.

Seria incrível se a história do matemático Georg Cantor fosse contada no cinema

Mesmo diante de toda a genialidade, grandes matemáticos enfrentaram desafios complexos e torturantes. Nem sempre esses desafios eram de teor matemático. Seja mentalmente ou fisicamente, algumas das mentes mais brilhantes da História da Matemática e da Física tiveram que enfrentar situações adversas até o seu limite - a morte.

Infelizmente alguns matemáticos tiveram que provar isso mais cedo, como:

Georg Cantor viveu até os seus 73 anos de idade. No entanto, tragicamente convivia desde a adolescência com uma doença muito comum e conhecida deste século - a depressão.

Demônios internos

Como muitos matemáticos, Georg Ferdinand Ludwig Philipp Cantor revelou seu talento matemático cedo. Aos 12 anos de idade mudou-se para a Alemanha e começou a estudar numa escola técnica. Posteriormente, aos 22 anos, concluiu seu doutorado na Universidade de Berlin. Aos 24 anos de idade Cantor já era Professor Extraordinário na Universidade de Halle, onde aposentou-se em 1913.

Mesmo respeitado pelo meio acadêmico, Cantor passou a vida lutando contra a depressão. Naquela época a depressão não era tão estudada como hoje. O que restava como recomendações era ser afastado do trabalho, ser internado em hospitais por longos períodos sendo observado por enfermeiros que o impediam de cometer suicídio.

Cantor se aposentou em 1913 e passou seus últimos anos doente com pouca comida por causa das condições de guerra na Alemanha. Um grande evento planejado em Halle para marcar 70º aniversário de Cantor em 1915 teve que ser cancelado por causa da guerra. Em junho de 1917, ele entrou em um sanatório pela última vez e escreveu continuamente para sua esposa pedindo permissão para ir para casa. Ele morreu de ataque cardíaco.

...o melhor produto de um gênio matemático e uma das conquistas supremas da atividade humana puramente intelectual. [David Hilbert]

Suas contribuições

A principal contribuição de Cantor para a Matemática moderna foi a elaboração da teoria dos conjuntos, com base na qual desenvolveu o conceito de número transfinito. Basicamente, ele mostrou que números irracionais são densos, ou seja, por mais próximos que dois números estejam, sempre haverá um outro número entre eles. Logo, entre dois números quaisquer, sempre haverá outros infinitos números.

Cantor demonstrou que o conjunto das partes dos números naturais tem mais elementos que o conjunto dos números naturais.

argumento da diagonalização criado por Cantor é uma prova matemática grandiosa, inclusive utilizada por outros matemáticos como ferramenta de prova para outros problemas matemáticos.

Leia mais fatos históricos sobre a vida de Georg Cantor em MacTutor History of Mathematics.

Seria incrível um filme retratando sua história. Fiquei pensando quem seria o ator que interpretaria-o.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 4
  1. Poxa, penso nisso a um tempão também, a história do pai da Teoria dos Conjuntos seria magnifica num filme com roteiro bem trabalhado. Comecei a me interessar por matemática depois que vi parte do trabalho de Cantor. Sem duvida ele merece muito reconhecimento, fico feliz em ver que mais pessoas o reconhecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlio!

      Fico feliz por encontrar alguém com pensamento semelhante. Vamos torcer para que em breve esses nossos pensamentos de desejo se tornem realidade no cinema.

      Um abraço meu caro!

      Excluir
  2. Verdade, eu estou elaborando um pelo trabalho sobre os 100 cientistas da área de matemática . Biografia e contributos na área da matemática. Valeu

    ResponderExcluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Seria incrível se a história do matemático Georg Cantor fosse contada no cinema
Seria incrível se a história do matemático Georg Cantor fosse contada no cinema
O cinema já retratou a história de alguns matemáticos. Independentemente da fidelidade da história, mesmo assim são filmes de encher os olhos de lágrimas e risos. Georg Cantor poderia ter sua história contada no cinema.
https://1.bp.blogspot.com/-BkgfH5AA_qM/Wslc8ltd_DI/AAAAAAAA6po/h2r-YDn8AaAMMCUjQPCrdFo19HjGzPz8QCLcBGAs/s1600/seria-incrivel-historia-matematico-georg-cantor-fosse-contada-cinema.png
https://1.bp.blogspot.com/-BkgfH5AA_qM/Wslc8ltd_DI/AAAAAAAA6po/h2r-YDn8AaAMMCUjQPCrdFo19HjGzPz8QCLcBGAs/s72-c/seria-incrivel-historia-matematico-georg-cantor-fosse-contada-cinema.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/04/seria-incrivel-historia-matematico-georg-cantor-fosse-contada-cinema.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/04/seria-incrivel-historia-matematico-georg-cantor-fosse-contada-cinema.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar