$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

6 coisas que o GeoGebra faz e que talvez você não sabia

COMPARTILHE:

Com o GeoGebra é possível até mesmo criar jogos. Quer saber mais?

Sem dúvida alguma o GeoGebra é o software matemático mais completo, didático, dinâmico, interativo e simples de usar para as aulas de Matemática, Física, Química, etc. Não é a toa que é o software educacional mais premiado do mundo.

Além dos applets (materiais criados com o GeoGebra) que são uma mão na roda na hora ministrar aulas e/ou criar trabalhos colaborativos com os alunos, como você pode conferir no artigo Matemática na vida real com o GeoGebra; o GeoGebra também dispõe de um conjunto de ferramentas que não limita apenas a materiais básicos para as aulas.

Com o GeoGebra é possível até mesmo criar jogos. Quer saber mais? Continue lendo a postagem depois da imagem.

6 coisas que o GeoGebra faz e que talvez você não sabia

1 - Gerar malhas cartesianas, polares e isométricas

Nessa postagem você aprenderá facilmente em alguns minutinhos a gerar suas próprias malhas cartesianas, polares e isométricas. Se preferir poderá baixar malhas já prontas para impressão.

Em alguns casos a utilização desses tipos de malhas para esboços manuais é exigido por professores em cursos técnicos de institutos federais ou mesmo na escola para desenhar gráficos de funções.

Encontrar papel milimetrado parece ser uma tarefa difícil segundo dezenas de comentários aqui no blog. E ainda por cima é caro. Então esse artigo pode te ajudar.

Ler artigo

2 - Criar um livro

Não é um livro comum que pode ser impresso. Um Livro GeoGebra (GeoGegraBook) traz toda a estrutura de um livro comum, mas recheado de páginas interativas e dinâmicas. Sua função é de organização da melhor forma possível, por exemplo, um curso de Geometria.

Clique no botão abaixo para ver 4 exemplos de Livros GeoGebra. E aprenda também como criar um para as suas aulas de Matemática ou outra disciplina.


Ver 4 Livros GeoGebra Baixar esse vídeo - HD 720 - 12MB Criar agora

3 - Criar animações interativas e exportar em um gif animado

Criar materiais interativos e dinâmicos com o GeoGebra é o recurso mais básico que você pode criar. Como eles são interativos e exibem animações de objetos específicos em cada material, é comum querermos salvar uma determinada exibição desse recursos animado.

Um exemplo é esse gif animado que salvei sobre o o estudo da função polinomial de primeiro grau com o GeoGebra.

Dependendo da animação que queira gerar, o processo pode ser lento. Mas, depende também da sua memória RAM e processador. Até onde testei, esse recurso está disponível apenas para a versão clássica do GeoGebra.

Ver gif animado Como exportar como Gif animado


4 - Exportar equações e imagens geométricas em alta resolução

Usar equações com fontes maiores em: relatórios, resumos, livros, banners de projetos universitários, poster para divulgação de um evento; sem perder a qualidade e elegância é um fator importante.

Quer aprender? Clique no botão abaixo e leia a postagem completa.

Ler artigo

5 - Criar jogos

Alguns joguinhos criados com o GeoGebra exigem além de muita criativa, também um pouquinho de domínio de linguagem de programação para implementar condicionais e funções específicas de acordo com o objetivo de cada jogo.

Um exemplo simples é a Torre de Hanói. Você pode conferir esse jogo no artigo Jogo Torre de Hanói criado com o GeoGebra (jogue online ou offline).

Alguns jogos

6 - Não substitui o professor

O GeoGebra é uma maravilha de software, mas ele não substitui o professor. Nenhum software educacional irá substituir a criatividade de um professor. O software sozinho não age a favor da aprendizagem dos alunos. O software sozinho é apenas uma ferramenta.

No entanto, quando aplicado da forma correta traz benefícios extraordinários para o ensino e a aprendizagem durante as aulas de Matemática, Física outra disciplina em que o GeoGebra seja aplicável.

Um ótimo exemplo pode ser conferido no artigo Matemática na vida real com o GeoGebra. Mais do que uma ferramenta tecnológica, o GeoGebra é uma inspiração.

Acesse a categoria GeoGebra para mais artigos.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. show! parabéns por mais um belo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jesse!

      O artigo é simples e surgiu de uma pergunta que um amigo me fez sobre o software.

      Que bom que gostou!

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: 6 coisas que o GeoGebra faz e que talvez você não sabia
6 coisas que o GeoGebra faz e que talvez você não sabia
Com o GeoGebra é possível até mesmo criar jogos. Quer saber mais?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpa4Sl83d7mkx2LO-OPivdApctcEl2Lp3L2PMVpBbOXvCH9OnhauO51hJwXcAtvSa7qJEo20rEv8RFFLlBUkffBGossQxJ644PowbuvKdke1joswGS4GdZnWiRYKI53zqvevGayflDrE0/s1600/6-coisas-que-o-geogebra-faz-e-que-talvez-voce-nao-sabia.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpa4Sl83d7mkx2LO-OPivdApctcEl2Lp3L2PMVpBbOXvCH9OnhauO51hJwXcAtvSa7qJEo20rEv8RFFLlBUkffBGossQxJ644PowbuvKdke1joswGS4GdZnWiRYKI53zqvevGayflDrE0/s72-c/6-coisas-que-o-geogebra-faz-e-que-talvez-voce-nao-sabia.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/11/5-coisas-que-o-geogebra-faz-e-que-talvez-voce-nao-sabia.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/11/5-coisas-que-o-geogebra-faz-e-que-talvez-voce-nao-sabia.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar