$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

5 livros de Matemática para quem odeia Matemática

COMPARTILHE:

Dê uma chance para você e procure entender porque a Matemática é a ferramenta mais poderosa já desenvolvida pelo homem ao logo dos séculos, e pare de mostrar a sua ignorância nas redes sociais. Pensando nisso listei apenas 5 livros de Matemática para quem odeia Matemática.

A cada dia mais, eu ODEIO meus professores de matemática que, no colégio, nunca tiveram a menor habilidade para me ensinar essa coisa FANTÁSTICA que é a Matemática! Agora, depois dos 40 anos, venho a aprender (com muita dificuldade), essa maravilha através de livros como esse.

Não que ele seja perfeito, alguns capítulos (como o que fala sobre números complexos), se perdem na explicação e tornam bem difícil seu entendimento mas os demais (exemplo: o que fala do teorema de Pitágoras) já teria valido todo o preço pago pelo livro inteiro!

Um exemplo: ele demonstra como posso calcular a altura de minha casa (que tem 2 andares) sem ter que subir no telhado com uma trena. Apenas preciso de um transferidor e a fórmula da tangente. Mostrei para o meu filho de 12 anos que também se maravilhou e acredito que isso vai ficar para ele naquelas memórias especiais que guardamos de nossos pais (o dia que calculamos a altura de nossa casa, sem ter que subir no telhado!). Isso é que é uma aula de Matemática!

5 livros de Matemática para quem odeia Matemática

O texto acima é um comentário que li na sessão de avaliações do livro Dezessete equações que mudaram o mundo, na Amazon.

Volta e meia me deparo com essas situações de pessoas que passaram por experiências traumáticas quando estudaram (ou ainda estudam) Matemática, seja na escola ou na universidade. Nos posts listados abaixo relatei alguns exemplos.
Seja no quesito das aulas tradicionais ou práticas, sempre houve um start para o "odeio Matemática".

Dê uma chance para você e procure entender porque a Matemática é a ferramenta mais poderosa já desenvolvida pelo homem ao logo dos séculos, e pare de mostrar a sua ignorância nas redes sociais.

Pensando nisso listei apenas 5 livros de Matemática para quem odeia Matemática. Como assim? Ora, você não pode mostrar-se um grande odiador da Matemática, sem ao menos conhecê-la um pouquinho. Pelo menos suas aplicações.

Uma última recomendação de leitura:

Se você já leu esses livros, doe para alguém que precise. Guardar livros para enfeitar estante é um desperdício. Inspire seu aluno!

17 equações que mudaram o mundo

17 equações que mudaram o mundo
Um dos mais famosos e respeitados matemáticos da atualidade, Ian Stewart explora as conexões vitais entre a matemática e o progresso da humanidade e demonstra como as equações são parte integrante da nossa vida desde a Antiguidade, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento - seja com a comunicação global, GPS, lasers, naves espaciais ou a energia atômica.

17 equações que mudaram o mundo é um relato apaixonado e único da história do homem, contado através de dezessete formulações matemáticas cruciais, do teorema de Pitágoras à teoria do caos. "Stewart compartilha todo o seu entusiasmo e conhecimento neste passeio por equações revolucionárias e fundamentais para o mundo.

Uma divertida e iluminadora coleção de fatos e histórias superinteressantes, que vale tanto para uma leitura do começo ao fim como para mergulhos aleatórios." Publishers Weekly
  • Autor: Ian Stewart
  • Editora: Zahar
  • Idioma: Português
  • Capa comum: 360 páginas
  • Dimensões: 22,8 x 16 x 2,4 cm
Comprar Livros do autor

O poder do pensamento matemático [Best-Seller]

O poder do pensamento matemático
Eleito um dos 50 livros notáveis de não ficção pelo The Washington Post Best-seller do The New York Times "Quando será que vou usar isso?" Esta é a pergunta clássica de nove entre dez alunos às voltas com cálculos, fórmulas e equações.

Para muitos, a matemática que aprendemos na escola é algo totalmente abstrato. O matemático Jordan Ellenberg mostra, porém, que a matemática está em todo lugar e se relaciona com questões do nosso cotidiano.

Com humor e irreverência, Ellenberg aborda de modo simples e claro os conceitos mais complicados, sem os jargões próprios da área. Nada escapa desse amplo mosaico: o resultado das eleições presidenciais, o futuro da obesidade, a pintura renascentista italiana, o que o Facebook sabe (e o que ele não sabe) a seu respeito e até mesmo a existência de Deus.

A matemática é a ciência de como não estar errado e nos ajuda a pensar melhor - aguça a intuição, afina a capacidade de julgamento, doma a incerteza e é uma ferramenta eficaz para entendermos o mundo de maneira mais profunda e consistente

Jordan Ellenberg é matemático, com doutorado em Harvard, e professor na Universidade de Wisconsin, Madison.

Já colaborou em inúmeros periódicos, entre os quais New York Times, Washington Post, Wall Street Journal e Boston Globe. Atualmente assina uma coluna na revista Slate chamada Do the Math.
  • Autor: Jordan Ellenberg
  • Editora: Zahar
  • Idioma: Português
  • Capa comum: 436 páginas
  • Dimensões: 23 x 15,8 x 3,2 cm
Comprar Livros do autor

As grandes equações: A história das fórmulas matemáticas mais importantes e os cientistas que as criaram

As grandes equações: A história das fórmulas matemáticas mais importantes e os cientistas que as criaram
O filósofo da ciência Robert P. Crease conta a história das equações mais importantes do Ocidente, de seus engenhosos criadores - nomes como Pitágoras, Newton, Euler, Maxwell, Einstein, Schrödinger, Heisenberg - e suas dúvidas, embates, frustrações e alegrias.

Em linguagem simples, cada capítulo é dedicado a uma ou mais formulações que originaram grandes descobertas científicas. O autor demonstra ainda que as equações matemáticas são tão importantes para o momento histórico em que foram criadas quanto as obras de arte.

Seja o teorema de Pitágoras, a lei do movimento de Newton ou a "equação celebridade" de Einstein (E=mc²) - tema de capa da revista Time, em 1946.

Sem elas, não existiriam realizações relativamente simples, como pontes e edifícios, muito menos as complexas, como os computadores quânticos, os foguetes espaciais e a nanotecnologia. Prepare-se para conhecer algumas histórias surpreendentes.
  • Autor: Robert P. Crease
  • Editora: Zahar
  • Idioma: Português
  • Capa comum: 280 páginas
  • Dimensões: 22,8 x 16 x 1,4 cm
Comprar Livros do autor

21 teoremas matemáticos que revolucionaram o mundo

21 teoremas matemáticos que revolucionaram o mundo
Os teoremas só interessam aos matemáticos e só tratam de matemática?

Uma viagem pela história dos teoremas, desde os primórdios das necessidades humanas e das ligações estabelecidas com outras áreas de conhecimento, dá conta de responder a questão.

Trata-se de um voo surpreendente, que ilumina as questões que nos rodeiam, incorporando a beleza, como no Teorema dos fractais, ou a possibilidade de medir distâncias a pontos inalcançáveis, como no Teorema de Tales, ou crescer em conhecimentos numéricos, pela contagem de tropas chinesas, como no Teorema do resto.

Os teoremas carregam, em seu bojo, a fantástica viagem do conhecimento.
  • Autor: Maria Helena Souza
  • Editora: Planeta
  • Idioma: Português
  • Capa comum: 256 páginas
  • Dimensões: 22,6 x 15,2 x 1,4 cm
Comprar Livros do autor



A Matemática do dia a dia: transforme o medo de números em ações eficazes para a sua vida

A Matemática do dia a dia: transforme o medo de números em ações eficazes para a sua vida
De que forma podemos virar nosso colchão a fim de aproveitá-lo ao máximo? Como o Google vasculha a Internet?

Quantas pessoas você deveria namorar antes de se casar? Acredite ou não, a matemática exerce um papel fundamental na resposta dessas e de outras questões.

Neste livro, Steven Strogatz apresenta ao leitor aos conceitos básicos da matemática, explicando sua linguagem incomum e cenários conceituais que facilitam a compreensão de problemas complexos.

Cada capítulo é um momento de descoberta, começando com o porquê de os números serem tão úteis, passando pelas tortuosas verdades contidas no p, no teorema de Pitágoras, nos números irracionais e nas caudas longas e chegando aos rigores e ao surpreendentes encantos do cálculo.

Ganhador de diversos prêmios como professor em Cornell e elogiado por seus artigos sobre matemática no New York Times, Strogatz usa como premissa apenas o fato de que seus leitores são curiosos e têm bom senso e os recompensa com explicações claras, inteligentes e divertidas os mais importantes - e empolgantes - princípios da matemática.

Trata-se de uma viagem guiada pelos elementos dessa instigante área do conhecimento, que vai desde a pré-escola até o ensino superior, e se destina a qualquer pessoa que queira dar uma segunda chance ao tema desta vez sob um ponto de vista adulto.

Despindo-se da pretensão de ser a salvação dos que abominam cálculos e fórmulas, a obra busca expressar melhor do que se trata a matemática e por que ela encanta tanto as pessoas que a compreendem.
  • Autor: Steven Strogatz
  • Editora: Elsevier
  • Idioma: Português
  • Capa comum: 256 páginas
  • Dimensões: 22,8 x 15,8 x 3,2 cm
Comprar Livros do autor
livraria.prof-edigleyalexandre.com


COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: 5 livros de Matemática para quem odeia Matemática
5 livros de Matemática para quem odeia Matemática
Dê uma chance para você e procure entender porque a Matemática é a ferramenta mais poderosa já desenvolvida pelo homem ao logo dos séculos, e pare de mostrar a sua ignorância nas redes sociais. Pensando nisso listei apenas 5 livros de Matemática para quem odeia Matemática.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGiTyp7Ge-PaIbszPljb7fqlkMkwwvpfn8Zfxm6pKfrCiMEmQyG_s1RGES5T7vKyVzldfoZ6JIIzdcJylR8Nu1_AbNgxs1GEmVmSC4dsZiQkrRU1gOVk_OQIAZ6a9R6se7xaUCbOcPDnY/s1600/5-livros-de-matematica-para-quem-odeia-matematica.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGiTyp7Ge-PaIbszPljb7fqlkMkwwvpfn8Zfxm6pKfrCiMEmQyG_s1RGES5T7vKyVzldfoZ6JIIzdcJylR8Nu1_AbNgxs1GEmVmSC4dsZiQkrRU1gOVk_OQIAZ6a9R6se7xaUCbOcPDnY/s72-c/5-livros-de-matematica-para-quem-odeia-matematica.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2019/02/5-livros-de-matematica-para-quem-odeia-matematica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2019/02/5-livros-de-matematica-para-quem-odeia-matematica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar