$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Os 7 erros mais comuns de quem tenta aprender Matemática e acaba falhando

COMPARTILHE:

Nesta postagem apresento uma lista de 7 erros mais comuns de quem tenta aprender Matemática e acaba falhando, por conta de equívocos ocasionados por outros erros, seja do professor ou do próprio aluno. Tais equívocos não são apenas puramente matemáticos, mas de atitudes.

Recebo muitos e-mails me perguntando o que é preciso para aprender Matemática de uma vez por todas. Já li comentários em diversas redes sociais de pessoas que tentam aprender Matemática e acabam desistindo, muitos até mesmo externam a sua frustração de forma emocionada, como no artigo Como treinei meu cérebro para me tornar fluente em Matemática.

Por favor, escreva comentários com simbologia matemática em Latex, caso contrário não será publicado. Facilita a interpretação matemática. Deixei claro que os erros apontados aqui são cometidos por alunos de nível fundamental. Portando, não podemos utilizar o conjunto dos números complexos como argumento. Atualização (17/03/17)

São pessoas que tem o desejo de aprender Matemática e não conseguem. Particularmente, eu admiro essas pessoas, pois mesmo não tendo habilidades com os números, se esforçam para conseguir seu objetivo, apenas porque admiram o poder da Matemática. Diferentemente de muitos que acham que ela é inútil.

Aprender Matemática, neste ponto de vista, quer dizer dominar conteúdos matemáticos abordados em níveis fundamental, médio e superior. A Matemática de verdade está em um nível mais bonito e até mesmo filosófico, que reservo a discussão para outra oportunidade.

Quando falamos em aprender Matemática, de imediato pensamos em cálculos e mais cálculos, conhecido também como "fazer continhas", independentemente do nível.

Os 7 erros mais comuns de quem tenta aprender Matemática e acaba falhando

Nesta postagem apresento uma lista de 7 erros mais comuns de quem tenta aprender Matemática e acaba falhando, por conta de equívocos ocasionados por outros erros, seja do professor ou do próprio aluno. Tais equívocos não são apenas puramente matemáticos, mas de atitudes.

Continue lendo. Fique à vontade para adicionar mais "erros" na sessão de comentários dessa postagem.

Erro 1 - Não compreende as propriedades elementares da Matemática

A Matemática comum que estudamos na escola, está apoiada em alguns pilares. Sem eles praticamente nenhum cálculo matemático poderia prosseguir ou ser justificado. Eles são elementares e começam a ser explorados no inicio do 6º ano do Ensino Fundamental 2.

São eles:
  • P1 - Associatividade: $(x+y)+z=x+(y+z)$ e $(x.y).z=x.(y.z)$.
  • P2 - Comutatividade: $x+y=y+x$ e $x.y=y.x$.
  • P3 - Elementos neutros: Existem dois elementos distintos $0$ e $1$ tais que $x+0=x$ e $x.1=x$.
  • P4 - Inversos: todo $x$ possui um inverso aditivo tal que $x+(-x)=0$ e, se $x\neq 0$, existe também um inverso multiplicativo tal que $x.x^{-1}=1$.
  • P5 - Distributividade: $x.(y+z)=x.y+x.z$.

Cada uma destas propriedades são estudadas em conjuntos numéricos diferentes. Primeiro em Naturais, depois Inteiros, Racionais, Reais, etc.

Mas o que elas fazem? Observe o exemplo:

Fatore a equação $2x^2+8x=0$. Não sei como o seu professor te ensinou, mas o correto é usar a P5. Veja como ficará: $2x.(x+4)=0$. É ou não é a propriedade distributiva do produto em relação a adição?

Como faz? Por que o professor não ensina? Ele ensina sim, no 6º ano, porém os alunos esquecem lá no 9º ano. Entenda melhor sobre esse processo de fatoração lendo o artigo Aprenda a fatorar equações e esqueça de Bhaskara.

Dominar essas propriedades elementares te trará uma base matemática que a princípio não notará, mas que mais tarde fará todo sentido. Estude cada uma delas no momento certo, obedecendo a ordem estudada em cada conjunto numérico. Não tente entender distributividade com números fracionários sem antes aprender com números inteiros.

Erro 2 - Não sabe a tabuada

Memorizar a tabuada não é algo ruim, muito pelo contrário é de grande ajuda. Porém, se você é um aluno do 6º ano do Fundamental 2 e não aprendeu corretamente a tabuada, aí a coisa fica séria. Seu desenvolvimento matemático depende, em parte, de um bom estudo da tabuada.

Afinal, como entenderá os próximos conteúdos matemáticos? Potenciação e Radiciação é um dos conteúdos do 6º ano que mais necessitam da habilidade com a tabuada.

Recomendo que leia o artigo Tabuada Fácil: simplesmente a melhor forma para aprender a tabuada. Vai te ajudar bastante.

Erro 3 - Dependente de calculadora

A calculadora veio para nos ajudar, certo? Certo! Menos em vestibulares, concursos públicos, ENEM, OBMEP e nas avaliações bimestrais na escola que você estuda. Você pode usar a calculadora tranquilamente para agilizar suas tarefas, no entanto, não deixe que você vire um escravo dela. Isso se aplica também para os aplicativos para dispositivos móveis.


Use-a com moderação e pratique todos os tipos de cálculos de forma manual.

Erro 4 - Exagera em macetes matemáticos

Macetes matemáticos são atalhos utilizados em alguns processos afim de chegar em um resultado de forma mais rápida. E isso não quer dizer que será fácil ou difícil.

Por exemplo: Encontre as soluções reais para a equação $x^2+x-20=0$.

Se você só sabe usar a fórmula de Bhaskara, e dependendo da sua habilidade, demorará um pouco para resolvê-la. Se você aprendeu a fatorar equações, encontrará a resposta em menos de 1 minuto.

Mas, fatorar é um macete? Não é! O problema é a forma como alguns ensinam. Um procedimento matemático baseado em propriedades matemáticas absolutas não é um macete. Tente lembrar daqueles riscos eliminando termos em frações, equações, etc., e me entenderá.


Erro 5 - Acredita que Português não tem nada a ver com Matemática

A falsa ideia que não preciso de Português para aprender Matemática deve ser deixada de lado. É comum as atividades escolares e concursos para ingresso em faculdades, aplicar questões de caráter contextualizado e isso significa que dominar de forma satisfatória a Língua Portuguesa faz toda a diferença.

Gosto de exemplos. Vamos para mais um.

 ENEM 2015 - Matemática e suas tecnologias - Questão 136. 1º dia - Caderno Azul 
Um investidor inicia um dia com $x$ ações de uma empresa. No decorrer desse dia, ele efetua apenas dois tipos de operações, comprar ou vender ações. Para realizar essas operações, ele segue estes critérios:

I. vende metade das ações que possui, assim que seu valor fica acima do valor ideal ($V_{i}$);
II. compra a mesma quantidade de ações que possui, assim que seu valor fica abaixo do valor mínimo ($V_{m}$);
III. vende todas as ações que possui, quando seu valor fica acima do valor ótimo ($V_{o}$).

O gráfico apresenta o período de operações e a variação do valor de cada ação, em reais, no decorrer daquele dia e a indicação dos valores ideal, mínimo e ótimo.

ENEM 2015 - Matemática e suas tecnologias - Questão 136.

Quantas operações o investidor fez naquele dia?

a) 3          b) 4          c) 5          d) 6           e) 7

Não é uma questão complicada, porém é necessário um certo conhecimento não somente de interpretação de gráfico, mas também, interpretação de texto. Existem questões matemáticas com texto muito mais extenso; o que acarreta mais tempo para ler, interpretar o texto/problema, analisar os dados retirados do texto, formular expressões aritméticas ou algébricas e só depois solucioná-lo.

Pelo que percebo regularmente, a Semântica é o que mais pega de surpresa, principalmente em provas do ENEM e em outros vestibulares.

O que faço pra melhorar? Leia muito. Exercite a interpretação de textos com mais frequência, não importando se é de Matemática ou outra disciplina. Todos nós somos suscetíveis a falhas ou equívocos, e a sua falta de treinamento pode te prejudicar ainda mais.

Erro 6 - Só utiliza uma fonte de pesquisa

Quanto mais pesquisamos em fontes diferentes, mais aumentamos as nossas possibilidades de sucesso. Não é uma frase feita de pensador. Pode ser uma verdade para você ou uma inverdade para outros.

Para aprender Matemática, fixando exaustivamente somente em uma fonte não é o caminho recomendável. Nem as mentes mais brilhantes da Ciência fizeram assim. Pelo contrário, foi analisando os erros e acertos passados que chegaram em novas conclusões.

Na época da faculdade não aprendi Álgebra Linear, estudando apenas por um livro, como mostro em Os livros que utilizei para estudar Matemática durante toda a graduação. A linguagem de determinados livros podem não ser adequadas para o nível de linguagem que você considera ser ideal e acredita que pode dominar. E é aí que acontece alguns erros.

Se você não cursou um ótimo Ensino Fundamental e Médio, terá enormes dificuldades para estudar Matemática com os livros da coleção Fundamentos de Matemática Elementar de Gelson Iezzi, por exemplo. O nível do material desta coleção não é tão alto assim, porém seus exercícios exigem muito mais esforço.

Portanto, leve sempre em conta que a Matemática deve ser aprendida seguindo etapas rigorosas. Comece pelo simples, depois médio e complete com o nível que julgar mais elevado.

Utilize quantos livros achar necessários e sempre use a internet ao seu favor. Vídeo aulas é uma grande ajuda para alavancar seus estudos. Recomendo que leia o artigo Os melhores canais brasileiros no youtube para estudar Matemática.

Importante: estudar Matemática não é apenas resolver exercícios. Absorva as teorias elementares e, qualquer exercício, independentemente do nível, conseguirá respondê-lo.

Erro 7 - Continuar cometendo equívocos matemáticos triviais

Separei esse tópico por último para listar uma série de erros que alunos (e até professores) cometem nas aulas de Matemática. Não perceber tais equívocos é uma situação muito grave.

Nos artigos A Matemática tradicional ainda funciona e Como ensinar Matemática de forma errada, escrevi que equívocos matemáticos são mais comuns do que imaginamos. Nestes artigos citei alguns erros e a seguir continuo com a lista.

Erro 7.1 - Potenciação: $3^{2}=6$.

Por que 6? Sabemos que é igual a 9. Como acontece esse equívoco? Às vezes, uma frase dita de forma rápida soa confusa para um aluno que nunca estudou potenciação.

Três ao quadrado é igual a 9, pois o três multiplicado duas vezes é igual a 9. [Diz o professor]

Não julgue uma bobagem, pois é muito comum o aluno interpretar de forma equivocada, entendendo: duas vezes três é igual a 6, simplesmente por associar a palavra 'vezes' à multiplicação.

Erro 7.2 - Radiciação

${ \left( \sqrt { -4 }  \right)  }^{ 2 }=\sqrt{\left ( -4 \right )^{2}}=-4$ (isso é um erro de aluno)

Por que resulta em -4? Sabemos que não existe raiz quadrada real de índice par, de um radicando inteiro negativo. O erro acontece quando se exagera naquela velha mania de "cortar" números.

Por exemplo, para calcular ${\left( \sqrt {4}  \right)}^{2}$, foi ensinado, de forma equivocada, que, bastava cortar o expoente da potência com o índice do radical, e, em seguida, tirava 4 do radicando. Resposta: 4. Ok, funciona! Mas, não para inteiros negativos de índice par. O aluno absorve esse "macete" e aplica de forma errada em qualquer lugar.

Para alunos do 7º ano, não é necessário nenhuma explicação mirabolante, muito menos dar uma aula longa sobre módulo, basta apenas aplicar as propriedades sobre potenciação e/ou radiciação.

Ficaria assim: ${ \left( \sqrt { -4 }  \right)  }^{ 2 }=\sqrt { -4 } \times \sqrt { -4 } =\sqrt { (-4)\times (-4) } =\sqrt { 16 } =4$, pois $4^{2}=4 \times 4=16$.

Para números maiores (índice e expoente), aí sim é recomendável aplicar aquele macete (propriedade da radiciação), porém é importante deixar claro sobre esse "cortar".

Para mais erros que envolvem potenciação e radiciação leia esse TCC publicado em 2007.

Erro 7.3 - Frações

Aprenda suas propriedades e não dependerá de frases decorebas, como: "repete a primeira e multiplica pelo inverso da segunda", "corta o zero de cima com o zero de baixo", "divida o mmc com o denominador da fração e multiplica o resultado pelo numerador da mesma fração", etc.

Exemplos:

1) Divida $\cfrac{3}{2}$ por $\cfrac{5}{3}$. Basta escrever as duas frações com o mesmo denominador, escrevendo-as como frações equivalentes. Desta forma teremos: $\cfrac{3 \times 3}{2 \times 3} \div \cfrac{5 \times 2}{3 \times 2}=\cfrac{9}{6} \div \cfrac{10}{6}=\cfrac{9}{10}$.

2) Multiplique $\cfrac{12000}{100}$ por $\cfrac{250}{1000}$. Como temos uma multiplicação de frações e frações são divisões, podemos simplificá-las, isto é, dividir numerador com denominar por 10, 100, 1000, etc., dependendo da quantidade em cada numerador ou denominador. 

Não existe isso de "cortar zeros". Se ensinado assim, quando o aluno ver $\cfrac{12000}{100}+\cfrac{250}{1000}$, vai "cortar" zeros aonde não pode.

3) Adicione $\cfrac{3}{2}$ com $\cfrac{5}{3}$. Apender a calcular o MMC é importante em alguns casos. Em uma adição simples de frações, basta escrever duas frações equivalentes com o mesmo denominador. Assim, com os denominadores iguais podemos somar os numeradores.

Desta forma teremos: $\cfrac{3 \times 3}{2 \times 3} + \cfrac{5 \times 2}{3 \times 2}=\cfrac{9}{6}+\cfrac{10}{6}=\cfrac{19}{6}$.

Note que, se você usar o processo do MMC dá no mesmo até no modo que é calculado. Por que? Porque é uma propriedade. Podemos simplificar as frações.

Agora faça um exercício mental e pense em quantos outros equívocos matemáticos são cometidos durante as aulas de Matemática todos os dias. A lista seria imensa e não caberia aqui.

Recomendo que leia o artigo Repete a primeira fração e multiplica pelo inverso da segunda fração. Qual a razão para essa ordem?

Acessar artigo

Concluindo

Poderia escrever mais dezenas de outros processos (o texto ficaria muito mais longo), cuja a forma como é ensinado ou como é estudado, pode causar confusão na cabeça dos pequeninos que começaram a ver estes processos matemáticos mais elaborados no 6º ano do Ensino Fundamental 2.

A ideia desse artigo não é a de apontar erros, como se eu fosse o melhor professor do mundo. Tenho as minhas falhas e tento todos os dias melhorar, sempre me colocando no lugar do aluno. Afinal, já fui aluno um dia e sei como é complexo estudar Matemática na escola ou sozinho em casa.

Atentar, corrigir e aperfeiçoar cada tópico que você leu, listado neste artigo, não te tornará um expert em Matemática, porém, as suas chances de obter sucesso com ela aumentam significadamente. Sucesso é um sentimento que depende exclusivamente de você.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 13
  1. Muito legal! Vou por em prática tudo que aprendi aqui!! Muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sueli!

      Espero ter ajudado um pouquinho. Recomendo que leia os textos linkados nesse artigo. Eles complementam a base desse texto.

      Obrigado por vir aqui.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Ótimo artigo, parabéns! Por esses conteúdos que fazem abrir nossas mentes para uma reflexão sobre a matemática.
    Todo mundo tem dificuldades em aprender a matemática, mas muitos acabam estudando errado ou foram ensinados a estudar errado, eu penso que a matemática é como se fosse uma escada nós temos subir cada degrau sem pular começando desde do básico até os mais complexos.
    É como a matemática de Cingapura, devagar é que se aprende mais.
    Se realmente pretendemos aprender a matemática devemos construir uma base matemática sólida porque muitos alunos passam de ano sem aprenderem de fato as bases matemáticas ocasionando o famoso estereótipo matemática é chata, difícil, as fórmulas não servem para nada etc.
    A melhor solução para esses problemas é a Autodidática e Persistência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sidnei!

      Obrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado.

      Se formos analisar com clareza os problemas da aprendizagem em Matemática no Brasil, chegaremos na conclusão mais óbvia: reforma geral do currículo. Não apenas porque os tempos são outros e temos que nos adequar.

      Na minha época se ensinava como se ensina hoje. E não havia essa discordância geral com a Matemática.

      O problema é complexo demais, simplesmente porque se trata de Brasil. E aqui as coisas não funcionam como queríamos.

      Compartilhamos o mesmo pensamento quanto a base matemática. É o fator que os nossos estudantes mais pecam e sentem o baque quando entram em curso de exatas.

      Obrigado por vir aqui.

      Abraço!

      Excluir
  3. Belo artigo meu nobre...

    identifiquei diversos erros cometidos por mim e seu artigo será de grande ajuda....agora e utilizar seus artigos para corrigi-los!

    Parabéns de coração.

    Carlos - Ssa - Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Calel!

      A lista se aplica para mim também. Todos os dias assumo e corrijo meus erros. Já os acertos tento aperfeiçoar.

      Obrigado pelo gentil comentário.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Eu não sei matemática a partir do oitavo ano do Fundamental, tenho muitos traumas dos professores não me ajudarem, não tirarem dúvidas, de ter sido humilhada em sala de aula. Consegui recentemente entrar em Engenharia de Produção, estou sofrendo muito na parte de Cálculos e de Física, por causa disso. Amo matemática, mas não consigo entender nada do que é falado ou explicado. Nas aulas sempre tenho taquicardia e em casa tentei resolver os exercícios que o professor passou, sem êxito, novamente a taquicardia, e vou mostrar os exercícios em branco para o professor por causa disso. Já tentei ver vídeos no YouTube, mas estudar pela internet não dá certo, os professores falam muito rápido e usam muitos atalhos e eu fico no vácuo.
    Hoje eu tenho certeza de uma coisa, sou analfabeta em exatas.

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante alguns erros, mas fiquei em dúvida quanto ao caso da radiciação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nicholas!

      O 7.2 é um erro de aluno. O post traz erros cometidos por alunos. Não existe $(\sqrt{-4})^{2}=-4$.

      Abraço!

      Excluir
    2. Como faço para usar notação matemática nas respostas?

      Excluir
    3. Escreva os comandos entre \$. Teste comandos em tempo real aqui. Use esse site para escrever comandos apenas com o mouse.

      Excluir
  6. Prezado Prof Edigley,

    O seu blog é um dos mais completos e interessantes pois aborda
    a Matemática de maneira bem criativa e inteligente! Parabéns! Li, e acho que foi aqui mesmo,
    um texto escrito pelo sr. dizendo algo sobre "o ato de "responder" um problema matemático,
    que mesmo que não esteja correto, o aluno não deve "apagá-lo" pois assim o professor poderá saber
    como foi construído o raciocínio do aluno e a partir daí saber poder corrigi-lo. O sr. poderia
    me dizer em qual parte do seu blog este assunto está comentado, pois tenho interesse em
    relê-lo novamente. Parabéns pelo seu belo trabalho!

    Atenciosamente,
    Roberto Marques, BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto,

      Obrigado pelo elogio ao blog. Ele é uma pequena contribuição que sinto como uma obrigação e ao mesmo sinto um prazer mantê-lo desde 2007.

      O trecho que se refere está no artigo Você é um aluno fraquinho! (tópico 2).

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Os 7 erros mais comuns de quem tenta aprender Matemática e acaba falhando
Os 7 erros mais comuns de quem tenta aprender Matemática e acaba falhando
Nesta postagem apresento uma lista de 7 erros mais comuns de quem tenta aprender Matemática e acaba falhando, por conta de equívocos ocasionados por outros erros, seja do professor ou do próprio aluno. Tais equívocos não são apenas puramente matemáticos, mas de atitudes.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhedIPHJGTRw1ja8FCmLrOwihNf1X_G8p8XlNuKBzq4zRwmWyudI4SW2cXDbZlFhWnWq9JEjC5QiymoCW5X1hpNipf5JC7w11LizxAcaaKTPeN7k6AdMU5vLfuj62IvKgvsEclyqwZ3ve4/s1600/os-7-erros-mais-comuns-de-quem-tenta-aprender-matematica-acaba-falhando.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhedIPHJGTRw1ja8FCmLrOwihNf1X_G8p8XlNuKBzq4zRwmWyudI4SW2cXDbZlFhWnWq9JEjC5QiymoCW5X1hpNipf5JC7w11LizxAcaaKTPeN7k6AdMU5vLfuj62IvKgvsEclyqwZ3ve4/s72-c/os-7-erros-mais-comuns-de-quem-tenta-aprender-matematica-acaba-falhando.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/01/Os-7-erros-mais-comuns-quem-tenta-aprender-matematica-acaba-falhando.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/01/Os-7-erros-mais-comuns-quem-tenta-aprender-matematica-acaba-falhando.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar