$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Perspectiva 2014: o que aconteceu de melhor e pior no blog

COMPARTILHE:

Por que perspectiva em vez de retrospectiva? Porque pretendo analisar o que se passou no blog em 2014 sob um outro olhar e não apenas olhando para o passado. Destaquei a perspectiva 2014 em categorias para facilitar a leitura.

Por que perspectiva em vez de retrospectiva? Porque pretendo analisar o que se passou no blog em 2014 sob um outro olhar e não apenas olhando para o passado. Destaquei a perspectiva 2014 em categorias para facilitar a leitura.

Perspectiva 2014: o que aconteceu de melhor e pior no blog

Acompanhe o que aconteceu de melhor e pior durante 2014 neste blog, sob o meu ponto de vista.

Premiações do blog

Troféu e camiseta do prêmio top blog 2012/2013Neste ano aprendi a não me iludir muito com premiações na internet. Claro, é muito bom ser reconhecido por seu trabalho, mas nem tudo sai como agente gostaria.

Este ano o blog foi o vencedor, pelo segundo ano consecutivo, do Prêmio Top Blog Brasil. Houve a premiação em SP, tudo bonitinho, mas logo após os organizadores sumiram do mapa sem dar satisfação para ninguém. Nos anos anteriores, meus e-mails eram respondidos e até me enviaram o troféu de vencedor e uma bonita camiseta, pois não pude ir ai evento.

Neste ano ninguém responde e a página oficial do Top Blog no Facebook está hibernada. O motivo não sei, mas dar uma explicação era o mínimo que poderiam fazer.

Esta foi uma das decepções ruins neste ano, não exatamente com o blog, mas que de alguma forma prejudicou, já que paguei pela minha inscrição para usar banners sem publicidade.

Diário escolar 2014

Diário Escolar 2014
Desde 2012 lanço o diário escolar digital. A cada ano implemento mais funções que facilitam a vida de quem ainda preenche diários escolares em papel. Neste ano, o diário foi implementado e automatizado para o Google Drive, o tornando em um diário escolar online.

As versões para PC ou notebook ainda continuaram ativas. Apenas dei mais uma opção.

No próximo ano, farei mais implementações baseadas em ideias que recebi por e-mail. Até lá a versão 2014 ficará disponível para download no blog. Como obter o diário?

A nova versão sai em fevereiro ou março de 2015. Fique sabendo quando for lançada.

Um novo visual

2014 foi ano que mais aprendi a personalizar o visual de blogs que criei e que ajudo a administrar. No mês de maio, lancei o novo visual do blog que você acessando agora, no mesmo dia em que o blog completara 7 anos no ar e sem interrupções.

Página inicial do blog em novembro de 2014 - Amplie a imagem
Conheça os blogs de outros professores de Matemática que ajudei na personalização e criação:

Fiquei rico com o blog

Neste ano o blog alcançou a marca de mais de 4 milhões de visualizações. Não foi fácil conseguir alcançar este número.

Se comparado aos grandes blogs, 4 milhões é número razoável. Acredito que há blogs que tem esse número em um mês. O que me deixa feliz não é o número em si, mas o que ele agrega, como: leitores assíduos que gostam do que encontram por aqui, assinantes do feed, interação nas redes sociais e etc.

Os 10 melhores artigos

Também sou crítico com o que escrevo aqui no blog. Ao escrever um novo artigo e publicá-lo, não abandono ele como se fosse uma missão cumprida. Gosto relê-los depois de alguns semanas ou meses, e, às vezes, faço algumas alterações.

Os artigos que mais gostei de escrever em 2014 foram:

O guest post mais visitado

É um artigo convidado. Gosto muito de abrir espaço para que outros blogueiros mostrem o seu trabalho. Leitores ou visitantes entram em contato com o blog e enviam seus textos (guest post) para publicação. O post de maior repercussão foi:

Se quiser ler os outros, acesse a categoria guest post do blog.

Não é necessário ter um blog para enviar um guest post. Qualquer pessoa pode enviar, desde que o texto seja original, isto é, único e que não esteja publicado em nenhum outro local na internet. Ainda o texto tem que estar relacionado com o tema deste blog. Mais detalhes, entre em contato.

Os 10 artigos mais visitados

Pela lógica os artigos mais visitados, deveriam ser os mesmos citados em melhores artigos. Mas nem sempre acontece assim. O que faz um artigo ser popular é o tamanho da rede de compartilhamento, principalmente nas redes sociais. É a famosa corrente.

Se o título do post for curioso, chamativo, com um texto convidativo, uma bela imagem ou vídeo, as chances de ele se tornar popular aumentam muito. Depende também, é claro, do gosto individual de cada um.

Confira os 5 artigos mais visitados publicados em 2014 (incluindo guest post):

As 5 notícias mais lidas

Sou viciado em notícias. Consumo a todo instante. Até assino o Google Alert somente para o termo Matemática. E quando o assunto é Matemática, faço questão de abrir uma categoria no blog, e compartilhar, do meu jeito, tudo o que julgo ser importante para os leitores do blog. Às vezes consigo publicar primeiro do que os grandes portais brasileiros.
Quem não me conhece pessoalmente, não sabe que carrego comigo um bom humor (sarcasmo leve), em qualquer tarefa que desenvolvo. Aqui no blog tem uma categoria somente para piadinhas, tirinhas, vídeos, etc.

Seguindo um costumo que a Google faz em todo 1º de abril (dia da mentira), lanço aqui no blog um artigo afim de pegar alguém na mentira. E este ano foi muito engraçado. Confira no post:

Leia o primeiro comentário deste artigo. Os outros foram removidos por conta da mudança de sistema de comentários do blog.

Os artigos mais comentados

Infelizmente com a mudança de sistemas de comentários do blog, muitos excelentes debates em artigos não podem ser lidos. Falei sobre isso quando lancei o novo layout em maio de 2014.

As 10 categorias do blog com mais artigos publicados

Escrever textos com frequência para cada categoria não é fácil. O que acontece, às vezes, é que acabo abandonando algumas categorias, mas, ainda bem que surgem outras.
  • Ensino (127)
  • Notícias (116)
  • Curiosidades matemáticas (99)
  • Aplicações matemáticas (71)
  • Youtube (69)
  • Desafios matemáticos (43)
  • Software Livre (41)
  • Linux (34)
  • História da Matemática (38)
  • Google (23)

As categorias do blog estão na coluna lateral direita, no topo do blog, na página inicial e dentro de artigos.

Facebook

Os acontecimentos abaixo passaram pelo página do blog no Facebook. Notícias boas, outras ruins, algumas para rir. (as postagens abaixo só aparecerão dentro do blog por se tratar de uma incorporação de códigos do Facebook.)

























Estatísticas gerais

Para encerrar estas perspectivas, compartilho as últimas estatísticas de crescimento do blog.
  • Artigos publicados: contando esta, são 772 postagens
  • Comentários: apenas do Blogger são mais de 350 | Do intense debate que foi desativado: mais de 2.000.
  • Visualizações de página do blog: mais de 4,5 milhões
  • Assinantes RSS feed: mais de 2.600 pessoas
  • Fãs no Facebook: mais de 5.300 pessoas
  • Seguidores no Twitter: mais de 1.170 pessoas
  • Página no Google plus: mais de 800 pessoas

Sobre quem visita o blog
Sexo, idade, país, cidade e outras preferências dos usuários que acessam o blog todos os dias.

Sexo e idade
Sexo e idade

País
País

Cidade
Cidade

Navegador de internet
Navegador de internet

Sistema operacional
Sistema operacional

Resolução de tela
Resolução de tela

Sistema operacional - Dispositivo móvel

Existem outras métricas interessantes, mas ocultei por motivos pessoais. Não são meras estatísticas. Elas refletem como as pessoas acessam o blog e desta forma o layout e o conteúdo podem ser adequados, afim de buscar novos leitores assíduos para o blog, ou evitar a perda dos usuários que já frequentam o blog.

Não sei se este será o único post de dezembro, pois como já comentei na página do blog no Facebook, no mês de dezembro/14, não publiquei nenhum novo artigo. Me perdoem. Não deu! Estou terminando alguns rascunhos, mas não sei se dará tempo para publicar ainda este ano.

Tarefas escolares neste final de ano letivo me sugou demais. E ainda faltam as provas finais. Sem contar que a semana passada estava doente. Espero que entendam.

Continuem seguindo o blog por aqui ou em outras redes sociais.

Agora fiquem a vontade para comentar o que mais gostaram no blog em 2014. Escreva o que quiser, o quanto quiser, sempre usando da mais pura sinceridade. Responderei da mesma forma.

Um abraço a todos!

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 6
  1. Olá!

    A cada ano meu surpreendo com ainda mais com o desenvolvimento do seu blog Edigley... É, sem dúvidas, inspirador, para nós que também matemos blogs de matemática pela web... Parabéns pelo ótimo site...

    Romirys Cavalcante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Romirys!

      Se eu pudesse me dedicar exclusivamente ao blog, poderia por em prática muitas ideias, mas infelizmente não posso.

      O que ainda mantenho é o conteúdo em modo texto. Fico feliz por ainda ter alcançado muitas pessoas e ajudado de alguma forma.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá Edigley, Parabéns pelos ótimos resultados. Tudo isso é fruto da sua dedicação e trabalho. E melhor do que premiação de uma instituição é o reconhecimento dos seus leitores e as estatísticas comprovam isso.

    Acompanho o seu blog e ele tem me ajudado tanto nos trabalhos como professor como no desenvolvimento do meu blog, também, sobre matemática.

    Sem dúvidas, se pudéssemos nos dedicar exclusivamente ao blog, poderíamos colocar muitas ideias em práticas. Mas será que não podemos tornar isso realidade?

    Muito obrigado por compartilhar os seus conhecimentos, desejo muito sucesso!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo!

      Muito obrigado. Seu comentário demonstra isso.

      Fico feliz por estar seguindo o blog, pois sei que não é fácil dar conta de um blog e ainda ler outros. Muito obrigado mais uma vez. Fico feliz também com o crescimento de blogs sobre Matemática, infelizmente não tenho conseguido ler muitos. Aproveitarei essas férias para isso.

      Quanto as ideias, são muitas, mas improváveis para mim. Até já recebi convites para excelentes ideias de projetos, mas não consigo. Como trabalhar dando aulas em dois períodos e dar conta de um projeto online? A não ser que eu desista de dar aulas (risos), neste caso, minha esposa me mataria.

      Se um dia ganhar na mega sena, realizo tudo (sério mesmo).

      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá Edigley!

    Continuo bisbilhotando seu blog... Ora, foram duas indicações de que mais gostei nele:
    a) a abertura que o autor prestou aos outros blogs, principalmente quanto ao suporte tão prontamente prestado.
    b) As inúmeras postagens que querendo ou não, me influenciam a escrever algo mais para o blog TICs na Matemática; não é cópia; é 'inspiração' para novas leituras e postagens.

    Muito obrigado por me permitir ser presença em seu blog e por participar do TICs. Estou começando ainda, mas queria poder ter uma postagem sua no meu blog e queria ter a oportunidade de uma postagem minha no seu blog também (me sugira um tema, tentarei escrever...).

    Charles Bastos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Charles!

      Continue bisbilhotando a vontade.

      As pessoas quando procuram conteúdo na internet, elas esperam encontrar pelo menos uma navegação boa no blog ou site que achou na pesquisa. Quando não encontra isso, não voltam mais.

      Eu fiz o contrário. Quando achava um blog do meu interesse e que não tinha uma boa experiência para quem acessa, eu me prontificava a ajudar, desde que a pessoa aceite e se disponha a aprender tudo.

      Foi assim com vários blogs. Se eu pudesse ajudava todos, mas não sobra tempo, mesmo estando em férias.

      80% da inspiração que tenho para escrever artigos autorais (aqueles na categoria Ensino), vem dos meus alunos ou de situações que os envolvem. Me inspiro em revistas, em conversas com amigos, lendo outros blogs, etc.

      Quando surge uma ideia, eu anoto um título provisório no Google Keep e depois começo a desenvolver um texto que leva uma ou duas semanas para terminar.

      Eu que agradeço sua presença aqui e fique a vontade para escrever um texto para o blog. Leia estas instruções para enviar um artigo. Não posso prometer que te enviarei um, pois já estou em dívida com os outros blogueiros (risos). Espero que entenda. Assim que surgir uma oportunidade, farei isso com prazer.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Perspectiva 2014: o que aconteceu de melhor e pior no blog
Perspectiva 2014: o que aconteceu de melhor e pior no blog
Por que perspectiva em vez de retrospectiva? Porque pretendo analisar o que se passou no blog em 2014 sob um outro olhar e não apenas olhando para o passado. Destaquei a perspectiva 2014 em categorias para facilitar a leitura.
http://4.bp.blogspot.com/-txnUWNVA4LM/VI-GuepYSKI/AAAAAAAAO6I/KI9SbmxM_LU/s1600/perspectiva-2014-o-que-aconteceu-de-melhor-pior-blog.png
http://4.bp.blogspot.com/-txnUWNVA4LM/VI-GuepYSKI/AAAAAAAAO6I/KI9SbmxM_LU/s72-c/perspectiva-2014-o-que-aconteceu-de-melhor-pior-blog.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/12/perspectiva-2014-aconteceu-de-melhor-pior-no-blog.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/12/perspectiva-2014-aconteceu-de-melhor-pior-no-blog.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar