$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Todos os softwares indispensáveis para as minhas tarefas docentes

COMPARTILHE:

Neste artigo apresento todos os softwares indispensáveis para as minhas tarefas como professor de Matemática, começando pela a escolha do sistema operacional. Muitos dos softwares que cito neste post, já é conhecido por vocês, por isso o foco desta vez é mostrar qual a função deles em minhas tarefas, e nem mostrar como utilizá-los. É um post muito informativo cheio de referências.

Não sei você sabe, mas desde que o Linux ganhou uma notória popularidade além do normal, muitos sistemas operacionais surgiram com o tempo, que são destinados a um público específico. Existe sistema operacional destinado a programadores e desenvolvedores (back-end), sistema operacional com foco em produtividade, para Educação e muitos outros. E nem estou me referindo aos sistemas operacionais criados para rodar servidores.

Como já percebeu, esse post destina a usuários Linux (tem uma galerinha aqui!). No entanto, muitos dos softwares citados neste artigo, tem suas versões para Windows ou MacOS.

Como professor de Matemática, tento ser o mais organizado possível e isso não é apenas no modo digital, mas no ambiente físico também, principalmente com arquivos. E isso não é de hoje! Tenho provas e trabalhos datilografados arquivados desde a 4ª série do Ensino Fundamental. Para cada período que cursei na faculdade tenho uma pasta com adesivos informando data, disciplinas pagas, etc., e dentro delas materiais do curso, como também provas.

Creio que se você não é organizado no ambiente físico, isso também é levado para o ambiente digital.

Neste artigo apresento todos os softwares indispensáveis para as minhas tarefas como professor de Matemática, começando pela a escolha do sistema operacional. Muitos dos softwares que cito neste post, já é conhecido por vocês, por isso o foco desta vez é mostrar qual a função deles em minhas tarefas, e nem mostrar como utilizá-los. É um post muito informativo cheio de referências.

Este post está organizado assim:

1. Qual o sistema operacional que utilizo? Por quê?
2. Os softwares indispensáveis para as minhas tarefas como professor de Matemática
3. Planejamento
    3.1. Gerenciador de arquivos Thunar, nativo no Xubuntu.
    3.2. Sincronizar meus arquivos na nuvem com o MEGAsync
           3.2.1. O MEGAsync é seguro?
4. Organização de materiais
    4.1. Para documentos em textos (LibreOffice Writer)
    4.2. Para documentos em apresentações (LibreOffice Impress)
    4.3. Para documentos em planilhas (LibreOffice Calc)
    4.4. Para documentos em PDF (pdfmod)
    4.5. Para edição de imagens vetoriais (Inkscape)
    4.6. Criar Checklist para os cronogramas de conteúdos das aulas (Trello)
    4.7. Materiais interativos para explorar conteúdos matemáticos de forma animada (GeoGebra)
    4.8. Edição e tratamento de imagens (GIMP)
    4.9. Edição de vídeo (Kdenlive)
5. Aulas online #quarentena
    5.1. Xournal
    5.2. OpenBoard
    5.3. Mousepad (bloco de notas)
    5.4. Telegram
    5.3. G Suite
           5.3.1. Google Meet
           5.3.2. Google Formulários

Todos os softwares indispensáveis para as minhas tarefas docentes

1. Qual o sistema operacional que utilizo? Por quê?

Há mais ou menos 4 anos tenho utilizado o Xubuntu, no momento com a versão 18.04 LTS. A escolha é praticamente forçada, devido ao baixo processamento do meu notebook velhinho, que não me permite mais gravar a tela como fazia antes. O Xubuntu tem uma interface mais leve do que outras distribuições Linux, como o próprio Ubuntu.


Com a instalação de um HD SSD Sandisk de 120 GB e um teclado Dell à parte, o Xubuntu respira mais aliviado (não sei até quando rsrs) até poder comprar um notebook novo.

Estou acumulando uma grana para comprar um novo notebook e assim poder expandir o blog de vez para o Youtube e outros canais, produzindo vídeos. Se você sentir a vontade de ajudar, considere fazer uma doação para o blog, ou comprar camisetas de exatas no site, que é também é uma grande ajuda.


2. Os softwares indispensáveis para as minhas tarefas como professor de Matemática

Tirando o suporte de vida orgânico do ser humano 😂, dizer que não vivo sem eles não é exagero. Separei os programas por área de aplicação de acordo as minhas prioridades como professor de Matemática.

Lembrando que estes softwares são facilmente instalados em qualquer distribuição Linux.


3. Planejamento

Não me refiro a planejar aulas, e sim a planejar a organização de todos os materiais necessários para as minhas aulas.

3.1 - Gerenciador de arquivos Thunar, nativo no Xubuntu.

Com ele crio todas as pastas e subpastas para organizar o ano letivo.

Gerenciador de arquivos Thunar


3.2 - Sincronizar meus arquivos na nuvem com o MEGAsync

O único serviço que uso sincronizado em tempo real com meus arquivos, é o MEGAsync, porém utilizo em paralelo o 4shared, Google Drive, Box, DropBox e pCloud para fazer backup desta pasta completa.

Se você não leva a sério guardar seus arquivos na nuvem, leia o artigo Dicas para não depender de um pendrive/HD externo (fique esperto professor!) e entenda o que passei!

Outros serviços, como o DropBox, por exemplo, também oferecem a sincronia de arquivos do computador com a nuvem, porém prefiro o MEGAsync por oferecer 50 GB no plano gratuito. É mais do que suficiente para guardar arquivos leves, como texto, planilhas, etc.

O pCloud oferece um serviço de recompensa interessante. Ao registrar-se você ganhará gratuitamente quase 5 GB de espaço de armazenamento na nuvem, e aumentando até 10 GB, podendo ganhar até 500 GB gratuitamente para a vida toda. Com a sua conta criada, você pode convidar amigos para o pCloud. E usando o meu convite você ganha mais 1 GB de bônus.


3.2.1. O MEGAsync é seguro?

Ao criar uma conta no MEGA você pode exportar sua chave de criptografia para o seu computar ou celular. Se eventualmente você esquecer a senha da sua conta, só poderá recuperá-la usando seu e-mail e a chave de criptografia que foi exportada para o seu computador ou celular.

Após instalar e criar uma conta no MEGAsync, vá até suas configurações de sincronização e aponte a pasta criada, no meu caso, a pasta Ano letivo 2021. Desta forma tudo o que for editado, copiado, colado, etc., será salvo na nuvem do MEGA. Você poderá observar isso enquanto digita uma prova, por exemplo.

Não sabe configurar o MEGAsync? Veja estas instruções básicas no suporte do site MEGA.


4. Organização de materiais

Para criar todos os modelos de documentos que utilizo para sistematizar a estrutura das minhas aulas, de acordo com cada pasta que você conferiu no tópico 1, o software mais do que ideal é o LibreOffice. De planejamentos, passando por cronogramas de conteúdos, até avaliações.

4.1 - Para documentos em textos (LibreOffice Writer)

Para qualquer tipo de documento em que o conteúdo principal seja texto, o programa que utilizo, e que está ficando cada vez melhor é o Writer, da suíte de aplicativos do LibreOffice. Exemplo de documentos que geralmente edito com o Writer:
  • Planejamentos;
  • Cronograma de conteúdos;
  • Cronograma de avaliações;
  • Avaliações;
  • Tabela com os meus horários de aula;
  • Avisos;
  • Lista de tarefas e muito mais.
E se precisar abrir algum arquivo de extensão .DOCX? Abre de boa? Sim, mas dependendo da configuração feita no arquivo e recursos utilizados nele, pode haver detalhes que não serão exibidos corretamente, como por exemplo, uso de fonts.

Uma característica que gosto no LibreOffice Writer é que ele permite adicionar imagens vetoriais (SVG ou EPS) me oferecendo um documento com imagens de alta qualidade.

Quanto as minhas avaliações, não utilizo o LibreOffice Math. Prefiro escrever em Latex. Para isso, elas são editadas com o Writer e uma extensão chamada TexMath, que permite inserir simbologia matemática em Latex.

Quer saber como? Visite a postagem Como escrever em Latex no LibreOffice 6.4.4 usando o TexMath 0.48 no Ubuntu e seus derivados e também o post Dica rápida de como executar a extensão TexMaths com o LibreOffice Writer 6 para Windows caso utilize Windows.


LibreOffice Writer

Ok, professor! E como a escola recebe sua provas? Ué, em PDF! A escola que trabalho não adota o LibreOffice, e sim o Microsoft Office.

Acesse o canal Me Ensina para assistir um ótimo vídeo sobre as funções básicas do LibreOffice Writer. Link abaixo.



4.2 - Para documentos em apresentações (LibreOffice Impress)

Para apresentações em slides, obviamente continuo com o LibreOffice. O Impress é o equivalente ao PowerPoint. Com ele é possível criar apresentações simples e mais avançadas sem toda aquela frescura do PowerPoint (ou não). Para minhas apresentações quanto mais simples, melhor pra mim.

Acesse o canal Me Ensina para assistir um ótimo vídeo sobre as funções básicas do LibreOffice Impress. Link abaixo.




4.3 - Para documentos em planilhas (LibreOffice Calc)

Recentemente elaborei uma mini tarefa para meus alunos, onde eles teriam que gerar gráficos a partir de tabela de dados. Sem dúvida o LibreOffice Calc foi recomendado e foi utilizado. O uso de planinhas vai além das minhas tarefas docentes. Se liga nesta sensacional planilha de orçamento doméstico criada com o Calc. A parte de gráficos de rendimentos ficou incrível.

Planilha LibreOffice Calc - Orçamento doméstico

Planilha LibreOffice Calc - Cronograma de conteúdos

Acesse o canal Me Ensina para assistir um ótimo vídeo sobre as funções básicas do LibreOffice Calc. Link abaixo.


Mais uma sugestão: baixar o E-book gratuito LibreOffice Calc avançado.



4.4 - Para documentos em PDF (pdfmod)

Para converter documentos em PDF, o próprio LibreOffice traz esse recurso à um clique. Para editar arquivos PDF, como por exemplo, adicionar ou remover páginas, utilizo o pdfmod.

Simplesmente você abre o um arquivo PDF com ele e escolhe qual página remover, ou adicionar mais páginas e ainda reordená-las.

PDF mod

Instale o pdfmod com o comando:
[sudo apt install pdfmod]


4.5 - Para edição de imagens vetoriais

Realmente utilizo imagens vetoriais para as minhas atividades docentes? SIM! Qualidade de imagem é tudo, ainda mais numa prova de Matemática onde qualquer detalhe mal construído pode ocasionar no cancelamento de uma questão.

Se estou editando uma questão sobre Geometria Analítica, não vou lá no Google pesquisar uma imagem, prefiro dedicar alguns minutos para criar uma imagem em SVG ou PNG, de alta qualidade e adicionar na avaliação.

Para edição de imagens vetoriais

E dá tempo? Dá, se você souber organizar o seu tempo! Recomendo que leia o artigo Como elaborar e digitar 7 provas (70 questões) em apenas 10 minutos?

Desenho vetorial é o uso de primitivas geométricas como pontos, linhas, curvas e formas ou polígonos - todos os quais são baseados em expressões matemáticas - para representar imagens em computação gráfica. Os desenhos vetoriais são baseados em vetores (também chamados de caminhos), que conduzem através de locais chamados pontos de controle ou nós. [Wikipédia]

Para essa função, o meu software preferido é o Inkscape. Para instalar o Inkscape para Linux, MacOS e Linux, utilize os links abaixo.


Sugestão de leitura:


4.6. Criar Checklist para os cronogramas de conteúdos das aulas (Trello)

Já mostrei aqui no blog uma função interessante do Trello. Acesse o artigo Check list com os melhores posts do blog para professores de Matemática iniciantes (licenciandos).


Para as minhas atividades docentes, o Trello é uma ferramenta indispensável, pois com ela crio checklists para os cronogramas de conteúdos programáticos. A cada conteúdo ministrado e/ou encerrado vou marcando como encerrado ou colocando tags coloridas indicando se um determinado conteúdo está em andamento ou foi terminado. Veja um exemplo na imagem abaixo.

Se você tem muitas turmas, organize dessa forma e creio que não ficará perdido na próxima aula.

Criar Checklist para os cronograma de conteúdos das aulas (Trello)


4.7. Materiais interativos para explorar conteúdos matemáticos de forma animada (GeoGebra)

Sou suspeito para dizer algo sobre o GeoGebra. O link abaixo traz alguns materiais que criei e enviei para o site de materiais do GeoGebra. Aqui no blog há dezenas de artigos sobre o GeoGebra. Se tiver um tempinho, recomendo acessá-las. Links abaixo.

Quer um exemplo? Imagine dar aulas sobre o estudo do sinal da função polinomial do 2º grau, usando apenas rabiscos no quadro. Não dá né! Com o material mostrado na imagem abaixo, torna o processo mais prático, interativo e com retorno de aprendizagem muito maior.


Estudo do sinal da função polinomial do 2º grau com o GeoGebra


4.8. Edição e tratamento de imagens (GIMP)

Às vezes, é preciso editar uma imagem JPEG ou PNG, recortar, redimensionar, converter para outro formato, etc. E para isso o GIMP é perfeito. Ele é o equivalente ao Photoshop. O GIMP é multiplataforma e está disponível para Linux, Windows e MacOS.


Edição e tratamento de imagens (GIMP)


4.9. Edição de vídeo (Kdenlive)

Devido ao baixo desempenho do meu notebook velhinho, não tenho usado mais o Kdenlive. Ele é um software de nível profissional. Se você precisar editar algum vídeo para algum projeto não encontrará dificuldades.


Edição de vídeo (Kdenlive)


5. Aulas online #quarentena

5.1. Xournal

É o que mais utilizo quando não precisarei construir desenhos geométricos mais avançados. Ele simula um caderno que é muito amigável para a escrita e organização do que se escreve utilizando a mesa digitalizadora. Sugiro que leia: Mesa digitalizadora para as aulas de Matemática. Funciona no Linux? Após as aulas exporto todas as páginas para PDF e envio para alunos.

Aula online com o Xournal
  • [message]
    • ##exclamation-triangle## Sobre a mesa digitalizadora: 
      • A que estou utilizando no momento é Wacom CTL4100 - Intuos Creative. Quando a comprei no início de maio/20 custou $R \$ 500,00$ à vista, aqui mesmo na cidade que moro. Na Amazon BR hoje (21/06/20) está custando $R \$749,70$ +$R \$48,95$ de envio.
Estou editando outro artigo sobre como criar arquivos em PDF e abrir com o Xournal para utilizar numa aula online com alunos. Assine o blog para ser avisado quando for publicado.



5.2. OpenBoard

Ao contrário do Xournal, o utilizo quando preciso construir uma figura mais detalhada. Para isso o OpenBoard oferece diversos recursos como compasso, régua, esquadro, etc., que facilitam e muito o andamento e entendimento de uma aula. Após as aulas exporto todas as páginas para PDF e envio para alunos. Veja a imagem abaixo.


Aula online com o OpenBoard



5.3. Mousepad (bloco de notas)

Ele é nativo no Xubuntu e é muito leve. Utilizo para criar blocos de notas contendo avisos curtos criados em instantes e sem nenhuma formatação. Veja um exemplo na imagem abaixo.

Mousepad (bloco de notas)

Quando se aproxima cada horário, envio para a agenda dos alunos, plataforma e grupos.

5.4. Telegram

Utilizo o Telegram apenas para organizar meus links gerados no Google Meet, que são trocados a cada duas semanas. Postei um artigo no blog sobre como organizar neste sentido, com o auxílio do sistema de pastas no Telegram. Você precisará ler o artigo Como organizar aulas online com o Telegram e Google Meet (antigo Hangouts)

Outras sugestões de leitura são:
  • Como escolas podem se beneficiar utilizando o Telegram?
  • Conheça o Telegram EDU! Dezenas de grupos, canais e bots sobre Educação no Telegram
Acesse a categoria Telegram no blog para ler estes e outros artigos.


5.3. G Suite

Quando o GSuite estava começando como um produto da Google, registrei meu domínio junto a ela para poder administrar meu Gmail por ele. Na época era um recurso gratuito e continua sendo gratuito pra mim, pois entrei antes de que o G Suite lançasse seus pacotes (que aliás não caros).

Todas as minhas tarefas diárias do blog e da escola são gerenciadas por ele. E neste caso, o Google Meet, Google Drive e seus aplicativos são indispensáveis.

Incluído no G Suite Basic

  • Gmail E-mail comercial
  • Agenda Agendas compartilhadas
  • Drive 30 GB de armazenamento em nuvem
  • Hangouts Chat Mensagens de equipe seguras
  • Hangouts Meet Videoconferência e chamada de voz (para até cem pessoas por chamada)
  • Documentos Processamento de texto
  • Planilhas Planilhas
  • Apresentações Criador de apresentações
  • Formulários Criador de pesquisas profissionais
  • Sites Criador de sites
  • Keep Notas compartilhadas
  • Currents Garanta o engajamento dos funcionários
  • Apps Script Automatize, integre e estenda com o G Suite

As edições Enterprise, Business e Enterprise for Education do G Suite possuem muito mais recursos, incluindo Google Drive com espaço ilimitado. Compare os planos de preços do G Suite. Faça um teste gratuito por 14 dias.

Códigos promocionais para o G Suite Basic

Inscreva-se usando meu link e faça uma avaliação gratuita de 14 dias. Depois me mande uma mensagem e ganhe um desconto exclusivo para testar o G Suite na sua empresa (escola por exemplo).




5.3.1. Google Meet

Para utilizar o Google Meet, me reservo de criar uma conta no GSuite apenas para alunos. Por exemplo, criei o usuário alunos@prof-edigleyalexandre.com e com ele gerencio: Gmail, Google Drive e seus apps, Google Meet e qualquer outro aplicativo que achar necessário.

Cada turma tem seu link próprio no Google Meet e organizado em pastas como mencionado no tópico sobre o Telegram. O meu sonho era que a escola adotasse o Telegram como app padrão de gerenciamento completo. Dessa forma tudo seria centralizado nos grupos privados para alunos, professores, colaboradores, etc., como mencionei no artigo Como escolas podem se beneficiar utilizando o Telegram?

5.3.2. Google Formulários

Os formulários são úteis para diversas atividades, isso não é segredo. Particularmente utilizo-o para:
  • Criar quizzes para meus alunos (e para o blog também)
  • Receber trabalhos dos meus alunos
  • Pesquisas:
    • Pesquise de teor matemático sobre meus alunos
    • Pesquisa sobre a avaliação do professor (eles me avaliam)


Concluindo

Achou o artigo longo? Pois bem, foi necessário! Tentei ser o mais o claro possível. Outros softwares poderiam entrar na lista, porém eles não são tão indispensáveis assim para as minhas tarefas, talvez para outro professor de outra disciplina. Como player de música e vídeo, visualizador de PDF e imagens, conversor de mídias, etc. Se tiver curiosidade em saber, posso responder na sessão de comentários deste post.

Todos os softwares que mencionei e informei algumas funcionalidades são indispensáveis para as minhas tarefas como professor de Matemática, porque realmente se faltasse acesso a algum deles ficaria perdido.

Como dito em 4.1, não utilizo o LibreOffice Math. Prefiro escrever em Latex. Para isso, elas são editadas com o Writer e uma extensão chamada TexMaths, que permite inserir simbologia matemática em Latex.

Certa vez tive um problema para configurar o TexMaths depois de uma atualização, o que me impossibilitou de usar simbologia matemática naquela momento. E a consequência foi ter que atrasar o envio das minhas provas.
  • [message]
    • ##exclamation-triangle## LIÇÃO:
      • Nunca atualize seus programas indispensáveis durante uma semana de aula ou avaliação. O Xubuntu 20.04 LTS já foi lançado e ainda estou com a versão 18.04 LTS. Não quero arriscar!

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Queremos saber se existe hardware bom pra isso, tipo mesa e lousa, essas coisas que podemos usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo!

      O hardware necessário para usar a mesa digitalizadora não precisa ser de alto desempenho, até porque, como já citei no post, meu notebook é bem fraco e roda numa boa.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Todos os softwares indispensáveis para as minhas tarefas docentes
Todos os softwares indispensáveis para as minhas tarefas docentes
Neste artigo apresento todos os softwares indispensáveis para as minhas tarefas como professor de Matemática, começando pela a escolha do sistema operacional. Muitos dos softwares que cito neste post, já é conhecido por vocês, por isso o foco desta vez é mostrar qual a função deles em minhas tarefas, e nem mostrar como utilizá-los. É um post muito informativo cheio de referências.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj5rzod1w8FBr_eY4vry66RDU72bgn0wwV92p1q05KqrreqC81FGZiWlJqQUAZOahJ8BUNQUhkPu7OgteqcaXITa7nozZ_FYngQuHIzWr916fo1x4hR449S8y4lzEj4q69NhngL4QCkYs/s1600/todos-softwares-indispensaveis-para-minhas-tarefas-docentes.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj5rzod1w8FBr_eY4vry66RDU72bgn0wwV92p1q05KqrreqC81FGZiWlJqQUAZOahJ8BUNQUhkPu7OgteqcaXITa7nozZ_FYngQuHIzWr916fo1x4hR449S8y4lzEj4q69NhngL4QCkYs/s72-c/todos-softwares-indispensaveis-para-minhas-tarefas-docentes.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2020/06/todos-softwares-indispensaveis-para-minhas-tarefas-docentes.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2020/06/todos-softwares-indispensaveis-para-minhas-tarefas-docentes.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar