$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

7 softwares que todo professor de Matemática tem que usar

COMPARTILHE:

Neste artigo destaco uma lista de 7 programas essenciais, que particularmente, utilizo todos os dias, seja para dar aulas, digitar fórmulas complexas de equações, desenhos geométricos e outras atividades.

Todas as atividades que competem a um professor de Matemática, seja de nível fundamental, médio ou superior, não se resume apenas em aulas expositivas ou atividades escritas, cópias de livros, apostilas, etc. Desde o seu planejamento até as execuções das avaliações, é necessário ter, para uma melhor organização, um conjunto de ferramentas capazes de agilizar e facilitar todo o processo educacional, desde o professor até o  estudante.

Neste sentido, a Informática nos dá uma infinidade de softwares capazes de auxiliar o desenvolvimento de nossas atividades como professor de Matemática e em outras áreas também. A variedade de programas disponíveis na internet é tanta, que nos deixa numa difícil tarefa de escolher quais os softwares mais adequados para cada tipo de atividade.

  • [message]
    • ##exclamation-triangle## ARTIGO ATUALIZADO EM 07 DE JUNHO DE 2020
      • Alguns links e serviços não estavam mais disponíveis, e portanto, tiveram que ser excluídos do post original. Alguns foram excluídos, porém outros foram adicionados.
A seguir destaco uma lista de 7 programas essenciais, que particularmente, utilizo todos os dias, seja para dar aulas, digitar fórmulas complexas de equações, desenhos geométricos e outras atividades.

7 softwares que todo professor de Matemática tem que usar

1 - Planilhas para o Excel

Este software comercializado pela Microsoft, é uma poderosa ajuda para várias tarefas matemáticas e organizacionais. O Excel nos possibilita a construção de planilhas para explorar conteúdos matemáticos que são normalmente estudados somente em livros com gráficos simples.

Já escrevi aqui no blog sobre como fazer uso do Excel em sala de aula em vários artigos. Como construir gráficos de funções, resolver equações matriciais e equações do 2º grau, estudo de frações, entre outros. O blog TICs na Matemática, do professor Charles Bastos, também há excelentes planinhas criadas no Excel para as aulas de Matemática.


2 - Planilhas para o Libre Office

O Libre Office é uma suite de aplicativos composta pelos softwares Impress (correspondente ao PowerPoint), Writer (corresponde ao Word), Calc, Math e Draw. O Calc corresponde ao Excel da Microsoft e o Math é um poderoso editor de equações.

Acesse o post Implemente as aulas de Matemática com o LibreOffice Calc para mais informações. Estes aplicativos são nativos no sistema operacional Linux Ubuntu.

Leia alguns artigos:

Acesse a categoria LibreOffice do blog para ler mais artigos.

3 - Wolfram Alpha

O Wolfram Alpha é sem dúvida a ferramentas computacional mais poderosa já criada. Ela foi criada pelo cientista Stephen Wolfram, responsável também pela criação do programa de computador Mathematica. O poder do Wolfram Alpha se estende para todos os campos onde dados podem ser analisados. Matemática, Ciência e Tecnologia, Cultura e Sociedade e vida cotidiana.

Seus algoritmos utilizam uma base de conhecimento e tecnologia de IA, permitindo dar respostas sobre qualquer tema pesquisado. Aqui no blog tenho usado para criar widgets matemáticos que permitem calcular derivadas, integrais, equações e muito mais.

Acesse os widgets que já foram postados no blog.

4 - GeoGebra

Escrito em Java, permite ser executado nos sistemas operacionais mais usados no mundo todo. Sua função vai muito além de desenhar gráficos, polígonos, etc. É uma ferramenta indispensável para qualquer professor de Matemática. Usando o mínimo de criatividade consegue-se aplicar este software desde a Matemática elementar à Matemática de nível superior.

Acesse o post mais acessado da categoria GeoGebraEntenda sobre as diferentes versões do software GeoGebra para desktop e dispositivos móveis.

Leia os artigos:

Para mais posts, acessa a categoria GeoGebra do blog. Mais materiais com o GeoGebra, acesse a categoria Materiais GeoGebra do blog.

5 - Editor de equações $\LaTeX$

As vezes, nem sempre um editor de equações é suficiente para um determinado tipo de tarefa. Ter um editor de equações $\LaTeX$ online ajuda muito quando as tarefas devem ser rápidas. Um dos editores que uso é o CODECOGS. Acesse o post Alternativa para editor de equações Latex online para mais detalhes.


Quer testa comandos em $\LaTeX$ em tempo real? Acesse latex.prof-edigleyalexandre.com.

6 - Aplicativos para dispositivos móveis

O uso adequado desta tecnologia pode tanto ajudar suas tarefas docentes, quanto auxiliá-lo na aprendizagem de seus alunos. Aqui no blog há alguns posts sobre aplicativos para Android, iPad, Windows Phone, Wolfram Alpha, etc., que podem dar uma força para você e seus alunos.

Criei um grupo no Facebook voltado para o compartilhamento de aplicativos que rodam o sistema Android,  especialmente para as atividades didáticas de professores de qualquer disciplina.

O grupo chama-se Android para professores. Seu único objetivo é divulgar ótimos aplicativos para que outros professores fiquem sabendo da sua existência. Conto com o apoio de vocês e quem quiser ser administrador do grupo, me ajudando a atualizá-lo constantemente, por favor me avise.

Lá explico como enviar sua dica de aplicativo. É muito fácil!

7 - Telegram

O Telegram é um mensageiro de altíssima velocidade semelhante ao WhatsApp, porém MUITO melhor em diversos aspectos. Além dos recursos básicos como trocar mensagens de texto, áudio, chamadas, arquivos de todos os tipos, criação de grupos, etc., o Telegram também disponibiliza a criação de Super Grupos, Canais e Bots. E esta última opção é a que se encaixa perfeitamente para uma gestão escolar, seja pública ou privada. [Trecho do artigo Como escolas podem se beneficiar utilizando o Telegram?]

Leia no blog outros post sobre o Telegram e como utilizar para nossas atividades docentes.

    Espero que gostem destas dicas. Fique a vontade para expor, nos comentários deste artigo, quais softwares você usa para suas atividades.

    COMENTÁRIOS

    Comentaristas: 22
    1. Que demais todas essas ferramentas, fantástico, acompanho sempre o blog.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Felipe!

        Obrigado por estar aqui. Faça bom uso dessas ferramentas e fique à vontade para enviar críticas e sugestões para a melhoria do blog.

        Um abraço!

        Excluir
    2. destes software nunca usei espero, me adaptar ou melhor aprender espero algumas instrucões vossas.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Albino!

        Dê uma chance e passe a usar em sua vida profissional e pessoal. Não espere por minhas instruções, basta uma boa pesquisada na internet para encontrar muitos materiais gratuitos.

        O youtube é uma ótima fonte.

        Abraço!

        Excluir
    3. Estou passando de curioso para dar uma olhada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Ronaldo!

        A curiosidade é uma grande virtude.

        Abraço!

        Excluir
    4. Ótimo trabalho!

      Ajudou Bastante

      ResponderExcluir
    5. Muito interessante suas postagens.
      Sempre as leio. Amo .

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado, Meire!

        É sempre bom vê-la por aqui.

        Abraço!

        Excluir
    6. Gostei professor.Edigley pelas dicas.

      ResponderExcluir
    7. Olá! Gostaria de saber se há algum software que apresente os cálculos, resolvendo operação por operação para gravar vídeo aulas?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Eduardo!

        Existe o Photomath, Mathway, Wolfram Alpha, entre outros. A maioria é pago para obter o recurso de ver o passo a passo da questão.

        Abraço!

        Excluir
    8. Olá, estou cursando matemática passei por aqui pesquisando sobre software para serem utilizadas nas aulas de matemáticas.

      ResponderExcluir
    9. Excelente. Dicas valiosas, parabéns pelo conteúdo, admiro por demais seu trabalho. Aproveito para tirar uma dúvida aparentemente trivial. É possível usar o MathJax em um site construido no google (site.google), ou funciona apenas em blog? Se possível onde inserir os códigos?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Anselmo! Muito obrigado pelo seu apoio!

        Creio que não, pois o site.google não permite editar seu código-fonte. Pelo menos na época que utilizei não podia.

        Tanto o MathJax como o Katex se comportam melhor num site ou blog.

        Abraço!

        Excluir
    10. Obrigado Edigley. Neste caso, se eu quero que meus alunos tenham acesso a conteúdos e possam ler diretamente de forma elegante as escritas matemáticas é mais interessante eu criar um blog e usar o MathJax do que criar um site no google? A pergunta é um desencargo de consciência. Criei um site no google e até tentei escrever de alguma forma, escrita matemática bem organizada e visível, como é o caso do seu blog.
      Diferença importante e sutil para quem deseja lançar conteúdo online de forma simples para seus alunos.
      Site Google versus Blogger, resultado parcial
      0x1
      Rsrsrs.
      Abraço Edigley e muitíssimo obrigado!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Anselmo! Tudo bem por ai?

        Sem dúvida alguma a melhor opção é criar um blog e implementar o MathJax nele.

        Se você não tem muita habilidade para isso, eu te ajudo sem cobrar nada por isso. Crio um blog do zero, responsivo e profissional, e te dou suporte até você conseguir se virar sozinho com ele.

        Me chama no privado lá no Telegram (@edigley_alexandre).

        Abraço!

        Excluir



    $show=post

    $show=post

    Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
    Nome

    android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
    ltr
    item
    Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: 7 softwares que todo professor de Matemática tem que usar
    7 softwares que todo professor de Matemática tem que usar
    Neste artigo destaco uma lista de 7 programas essenciais, que particularmente, utilizo todos os dias, seja para dar aulas, digitar fórmulas complexas de equações, desenhos geométricos e outras atividades.
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqY67VPx6hx6nTnhTMbU_C1Z0485WmFEjnkU7kOAdXvvBB89a5RhrrwKlSa_fvFCfPnUmHhyizKgMDbHnHLhYhkTWp8aC7W1UhkLTPlt3ZlmX69PF8ZZIIj3SBBNsZ_ZcwvBCmP0vbQZk/s1600/7-softwares-que-todo-professor-Matem%25C3%25A1tica-tem-que-usar.png
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqY67VPx6hx6nTnhTMbU_C1Z0485WmFEjnkU7kOAdXvvBB89a5RhrrwKlSa_fvFCfPnUmHhyizKgMDbHnHLhYhkTWp8aC7W1UhkLTPlt3ZlmX69PF8ZZIIj3SBBNsZ_ZcwvBCmP0vbQZk/s72-c/7-softwares-que-todo-professor-Matem%25C3%25A1tica-tem-que-usar.png
    Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
    https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/04/7-softwares-que-todo-professor-de.html
    https://www.prof-edigleyalexandre.com/
    https://www.prof-edigleyalexandre.com/
    https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/04/7-softwares-que-todo-professor-de.html
    true
    125900602153146940
    UTF-8
    Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar